Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamentos para celulite

moças pressionando as coxas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/11/2021

A celulite é uma alteração que causa transtornos de ordem estética, e seu tratamento geralmente demanda mudanças no estilo de vida

Embora seja considerada uma condição fisiológica típica do organismo feminino, afetando cerca de 95% das mulheres, a celulite é uma alteração que pode trazer um grande incômodo relacionado à própria aparência — muitas vezes causando transtornos de autoestima. Nesse sentido, os tratamentos para celulite destacam-se não apenas como procedimentos estéticos, mas que promove bem-estar e qualidade de vida às pacientes.

Por mais que muitas pessoas considerem que a presença de celulite está associada à obesidade, existem muitos outros fatores que contribuem para seu surgimento, e o excesso de peso não é considerado determinante para o desenvolvimento dos furinhos na pele. O tratamento para celulite, portanto, muitas vezes envolve a associação de procedimentos específicos com mudanças na alimentação, hidratação e hábitos de vida.

O que é celulite?

Celulite é um termo popular para a chamada Lipodistrofia ginoide, uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Como consequência, elas ficham “inchadas” e endurecidas, fazendo com que a pele apresente desníveis e ondulações. Não é considerada uma doença, mas destaca-se como uma importante preocupação estética para a maioria das mulheres.

As causas da celulite não são consideradas totalmente conhecidas, mas existem estudos sugerindo que o problema está associado a fatores como:

  • Hereditariedade;
  • Alterações hormonais;
  • Problemas circulatórios;
  • Hábitos inadequados de alimentação;
  • Hidratação insuficiente;
  • Sedentarismo.

Principais tratamentos para celulite

Conheça a seguir alguns dos principais tratamentos para celulite existentes atualmente:

Drenagem linfática

Esta é uma técnica de massagem manual que estimula o sistema linfático, de modo a melhorar a eliminação dos fluidos acumulados no corpo. Trata-se de um tratamento que melhora a aparência da celulite, mas não é capaz de eliminar essas marquinhas indesejadas.

Dermocosméticos

Este é um tipo de tratamento para celulite que demanda atenção, uma vez que o mercado oferece diversos cremes que prometem melhorar esta alteração, sendo que muitos deles não têm eficácia comprovada e ajudam apenas na hidratação superficial da pele. Por isso, o mais recomendado é se consultar com um dermatologista para descobrir qual o produto mais adequado para sua pele e os sinais apresentados por ela.

Ondas de choque

Este é um tratamento para celulite que utiliza ondas de choque para quebrar as moléculas de gordura, estimulando a produção de colágeno e enrijecendo a pele.

Radiofrequência

Utiliza um equipamento capaz de eliminar células de gordura, contrair o colágeno e promover a formação de novas células, deixando a pele mais firme e uniforme.

Coolwaves®

Tecnologia de última geração que utiliza micro-ondas que atuam diretamente sobre os adipócitos subcutâneos, eliminando as células de gordura e estimulando processos metabólicos celulares e produção de colágeno. Estimula o tecido conjuntivo que envolve os lóbulos de gordura da celulite, tratando o efeito “casca de laranja”.

Power2

Equipamento que associa 3 tecnologias: sistema de sucção, luz de LED e radiofrequência. O procedimento estimula a circulação sanguínea, a produção de colágeno e de fibras elásticas, reduzindo as células de gordura e estimulando a produção de colágeno.

Enerjet

Equipamento que utiliza um jato de alta pressão para introduzir um fármaco a camada dérmica da pele, possibilitando a execução de tratamentos sem o uso de agulha.

Bioestimuladores de colágeno

Procedimentos como Sculptra e Radiesse estimulam a produção de colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza da pele, combatendo a flacidez e melhorando o aspecto da celulite.

Mesoterapia

Tratamento que consiste na aplicação de substâncias no tecido, levando à quebra da gordura e celulite.

EMTONE®

O EMTONE® é um dispositivo tecnológico que utiliza radiofrequência monopolar e energia de pressão para atingir o tecido conjuntivo da paciente e, assim, estimular a microcirculação sanguínea. Como resultado desse processo, há maior circulação linfática e produção de colágeno e elastina pelo organismo — levando a uma significativa melhoria da elasticidade da pele e redução da gordura presente no tecido subcutâneo.

Dessa forma, tanto a aparência da celulite como a presença das ondulações na pele são suavizadas. O procedimento traz benefícios não apenas estéticos, mas promove uma melhoria funcional à circulação.

Qual o melhor tratamento para celulite?

Assim como acontece com praticamente todas as alterações que podem afetar o organismo, a celulite deve ser tratada de maneira individualizada, seguindo as necessidades e características do paciente. Por mais que técnicas modernas como o c sejam altamente eficientes no tratamento para celulite, é sempre necessário que a paciente também faça ajustes em sua alimentação e estilo de vida.

Nenhum desses tratamentos funciona de forma definitiva e isolada, sendo importante reduzir o consumo de açúcares, gordura e sódio, além de tomar uma quantidade adequada de água diariamente e praticar exercícios físicos com regularidade. Para saber mais a respeito dos tratamentos para celulite e como eles funcionam, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.

Fontes:

BTL Aesthesic;

Dra. Claudia Savassi.