Fale conosco pelo WhatsApp

Dermatologia estética

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A dermatologia estética, também chamada de cosmiatria, é um segmento da dermatologia que ajuda na resolução de alterações estéticas apresentadas pelo paciente

A dermatologia estética é um campo de atuação em que o médico dermatologista cuida especificamente de alterações na pele que causam prejuízos estéticos ao paciente. Trata-se de um segmento que está relacionado a tratamentos que visam proporcionar manutenção da beleza e melhoria da aparência da pele, sempre com embasamento científico e de maneira ética e segura.

Também chamada de cosmiatria, a dermatologia estética se responsabiliza por avaliar as particularidades de cada paciente e indicar tratamentos adequados para prevenir o envelhecimento, remover cicatrizes, controlar acne e solucionar outras questões estéticas relacionadas à pele. Isso pode ser feito a partir de diferentes técnicas, que envolvem desde o uso de medicamentos até a realização de intervenções a laser ou com tecnologias específicas.

O que a dermatologia estética pode fazer?

Para a dermatologia estética, um paciente apresenta prejuízo estético quando a pele não apresenta uma aparência saudável, apresentando alterações como falta de viço, oleosidade, ressecamento, alterações na textura ou presença de manchas e lesões. Sinais na pele — como cicatrizes, descamação, erupções, acne, gordura localizada e flacidez — também são considerados problemas de ordem estética.

Os sinais de envelhecimento natural, tais como aparecimento de rugas e marcas de expressão, também podem ser prevenidos e amenizados a partir de tratamentos dermatológicos estéticos. O especialista também poderá orientar os pacientes no que diz respeito a adoção de hábitos saudáveis que contribuem para uma pele mais cuidada e bonita, tais como cuidar da alimentação e usar protetor solar.

Quando procurar um especialista?

Existem diversas situações que podem levar um paciente a precisar de um especialista em dermatologia estética, bastando apenas que a pele apresente alguma característica que traga incômodo ao paciente. Cabe ao dermatologista identificar os fatores que estão causando a alteração relatada pelo paciente e, com base nesta análise, elaborar um plano de tratamento individualizado e adequado às necessidades da pessoa.

As metodologias terapêuticas aplicadas pelo dermatologista podem incluir técnicas simples, como utilização de dermocosméticos, ou metodologias modernas que utilizam aparelhos e produtos específicos. O profissional também pode conduzir pequenas cirurgias corretivas, além de realizar procedimentos de preenchimento, microagulhamento e peeling químico ou físico. Os tratamentos aplicados sempre dependerão das necessidades clínicas de cada um.

Na clínica da Dra. Claudia Savassi, a tecnologia é uma grande aliada tanto na realização de procedimentos estéticos como para avaliar as necessidades e alterações apresentadas pelo paciente. A consulta dermatológica inclui uma avaliação em aparelhos modernos Visia® e Vectra®, além do exame físico e clínico completo realizado pela especialista — em busca de pintas, cânceres ou outros sinais significativos.

O Visia® é um módulo diagnóstico em que o paciente posiciona o rosto para ser escaneado. O dispositivo faz uma avaliação completa e profunda da pele do paciente, comparando sua pele com a de outras pessoas da mesma idade e tipo de pele, utilizando um banco de dados mundial.

O Vectra® por sua vez, é um aparelho que registra imagens 3D do rosto do paciente, permitindo que ele tenha uma base comparativa entre o antes e depois do tratamento de dermatologia estética. Após essas avaliações, a Dra. Claudia Savassi apresenta a análise ao paciente e, juntamente com ele, define a melhor rotina de tratamento e uso de medicamentos para o caso.

Principais tratamentos de dermatologia estética

Além de se dedicar ao tratamento de doenças de pele que causam prejuízo estético e ajudar na prevenção do envelhecimento, os principais procedimentos estéticos realizados na clínica da Dra. Claudia Savassi visam tratar as seguintes alterações:

Envelhecimento da pele e das mãos

O envelhecimento é um processo natural que começa a acontecer desde o primeiro momento de vida do indivíduo, e se torna mais evidente na pele a partir dos 20 anos de idade. A epiderme não possui vascularização própria, dependendo diretamente da hidratação fornecida pela derme e pelo ambiente. Por isso, os cuidados com a saúde geral do corpo e com a proteção da pele são essenciais para prevenir o envelhecimento.

Celulite

A temida celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células — que ficam cheias e endurecidas, passando a apresentar furinhos ou aparência de “casca de laranja”. Não possui cura, mas diversos tratamentos podem minimizar a aparência das celulites.

Gordura localizada

O acúmulo de gordura localizada geralmente ocorre em locais específicos do corpo que são mais difíceis de exercitar, tais como quadril, flancos, barriga e costas.

Estrias

Cicatrizes que que formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas da pele, as estrias se manifestam em forma de linhas na pele. Podem se desenvolver com o aumento de peso, gravidez, uso de anabolizantes ou até mesmo devido a fatores hormonais.

Flacidez

A falta de firmeza na pele pode acontecer por diversos processos internos, alimentação, hábitos de vida, podendo estar associada à genética do paciente e envelhecimento natural da pele. Com o passar dos anos, é normal que as pessoas gradualmente apresentem redução das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza à pele, passando a apresentar flacidez.

Oleosidade da pele

A oleosidade da pele é uma alteração que pode causar desconforto estético e sensação de estar sempre com o rosto sujo, além de estar associada a problemas mais severos de pele ao paciente. Isso porque o excesso de secreção sebácea faz com que os poros da pele fiquem abertos e susceptíveis a certos tipos de bactérias que causam inflamação e podem levar ao desenvolvimento de cicatrizes.

Pelos indesejados

O excesso de pelos pode ser incômodo, especialmente no caso das mulheres. Dependendo do caso, o crescimento dos pelos pode estar associado a problemas como desequilíbrios hormonais ou presença de doenças específicas. Uma avaliação dermatológica poderá ajudar na investigação do problema.

Quais são os procedimentos oferecidos?

Para solucionar os problemas estéticos apontados, a Dra. Claudia Savassi oferece uma série de tratamentos corporais e faciais modernos e bastante eficazes. Alguns dos principais procedimentos são:

  • CoolSculpting®;
  • Liftera®;
  • EMTONE®;
  • Plasmage®;
  • Lavien BB laser®;
  • Coolwaves®;
  • EMsculpt®
  • Enerjet®;
  • MD Codes®;
  • Harmonização facial;
  • Laser ND Yag®;
  • Laser Vectus®;
  • Laser CO2 fracionado;
  • PowerShape 2;
  • Ultraformer;
  • X-Wave®;
  • Alma Prime®;
  • Tratamentos de radiofrequência;
  • Preenchimentos faciais;
  • Uso de Bioestimuladores;
  • Microagulhamento;
  • Peelings;
  • Mesoterapia;
  • Fotomodulação.

Cada um desses tratamentos é indicado para uma necessidade específica no âmbito da dermatologia estética, devendo ser indicado por um profissional especializado. Para ser avaliado e descobrir quais são os procedimentos mais adequados para seu caso, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Dra. Claudia Savassi.