Fale conosco pelo WhatsApp

6 principais causas de manchas na pele

manchas na pele e mão com luva
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/07/2022

Entenda quais são as principais manchas na pele e saiba quando consultar um dermatologista

Pequenas ou grandes, as manchas na pele podem se tornar um grande incômodo estético, mas o que nem todos sabem é que elas também podem indicar um sinal de que há alguma doença no organismo.

De coloração amarronzada, vermelhas ou brancas, cada uma entre as manchas na pele pode indicar uma doença e ligar um sinal de alerta para buscar ajuda médica. Confira agora quais são as principais manchas na pele.

O que são manchas na pele?

As manchas na pele são marcas de coloração diferente do tom da pele, que não apresentam um formato específico. Elas podem ser claras ou escuras, dependendo da pigmentação.

Um dos principais motivos para o surgimento de manchas na pele é a alteração da melanina — o pigmento que dá o tom de pele a cada pessoa. É comum que, com o passar dos anos ou com a alta exposição solar, a melanina entre em desequilibro e provoque o surgimento de manchas em tom amarronzado, dos mais escuros aos mais claros, podendo significar apenas o avanço da idade ou alguma doença.

As manchas mais avermelhadas e esbranquiçadas não costumam ser resultado da produção desequilibrada de melanina e podem ter causas diferentes, que vão desde anormalidade no pigmento da pele até doenças.

Quais são as principais causas de manchas na pele?

As alterações na melanina, que são uma das grandes responsáveis pelo surgimento de manchas na pele, podem acontecer por fatores hormonais, genéticos ou pela exposição ao sol sem proteção solar.

Outras questões que também podem provocar manchas na pele são hábitos ruins para a saúde, como o tabagismo e o estresse. Confira os 6 principais fatores que podem contribuir para o aparecimento de manchas na pele.

Exposição ao sol

Esse tipo de mancha costuma ter uma coloração amarronzada, ligada ao acúmulo de produção de melanina, e está relacionada ao nível de exposição solar sem o uso de protetor ou por fatores hormonais.

É mais comum de ser encontrada nas mãos, nas costas e no colo, lugares que geralmente são esquecidos na hora de passar a proteção solar.

Falta de cuidados com a pele

Os cuidados com a pele são fundamentais para evitar o aparecimento de manchas na pele e outros problemas dermatológicos. É importante sempre se lembrar de limpar, hidratar e proteger a pele da exposição solar.

Envelhecimento precoce

Uma das principais causas para o envelhecimento precoce da pele é a exposição ao sol sem o uso adequado de protetor solar. Nessa situação, é comum ver o aparecimento de manchas na pele.

Melasma

Essa doença dermatológica tem como sintoma o surgimento de manchas castanhas no rosto. O melasma é mais comum em mulheres que utilizaram pílulas anticoncepcionais, foram gestantes ou estão no período de menopausa.

Mas um dos principais motivos para o surgimento do melasma pode ser evitado: a exposição exagerada ao sol sem o uso de filtro solar.

Pano branco

Esse é um dos tipos de manchas na pele que podem ser de diferentes colorações: branco, castanho ou vermelha. O pano branco é uma doença micótica causada por fungos e aparece com maior frequência no verão.

Acne

As manchas vermelhas da acne após o processo inflamatório podem se transformar em manchas marrons com o passar dos anos.

Quando devo procurar um dermatologista?

Em geral, a maior parte das manchas na pele não deve ser um motivo de preocupação, no entanto, mas é preciso ficar atento com a progressão do tamanho delas e mudanças em sua coloração. Quando as manchas na pele apresentarem sinais de coceira, sangramento ou descamação é fundamental buscar avaliação médica.

Caso a mancha seja um problema para a autoestima do paciente, um médico dermatologista poderá indicar o uso de cremes clareadores ou procedimentos mais modernos, como laser e luz intensa pulsada, feitos no consultório.

Identificou alguma mancha na sua pele? Agende uma consulta com na Clínica Dermatológica Dra. Claudia Savassi.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Portal MD Saúde.

Agende uma consulta