Fale conosco pelo WhatsApp

Emsculpt®

Aparelho Emsculpt®
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O EMSCULPT® é um tratamento revolucionário que induz a contração muscular, favorecendo assim o desenvolvimento dos músculos e a queima de gordura

O EMSCULPT® é um equipamento que trabalha utilizando energia eletromagnética de alta intensidade, estimulando a contração muscular e ajudando a melhorar o tônus e a força muscular. O dispositivo é utilizado para favorecer o desenvolvimento muscular e a queima de gordura, atuando como aliado da dieta balanceada e da prática regular de exercícios físicos — não sendo indicado como ferramenta única para melhoria dos contornos corporais.

Bastante seguro e eficaz, o tratamento a partir do EMSCULPT® destaca-se por não ser uma abordagem cirúrgica ou invasiva, favorecendo a construção muscular a partir de um processo natural desencadeado pela contração muscular intensa. Em uma única sessão, o dispositivo é capaz de promover milhares de contrações musculares na região que está sendo trabalhada, levando assim ao desenvolvimento dos músculos envolvidos.

Como o EMSCULPT funciona®?

O equipamento funciona a partir de uma tecnologia chamada “High-Intensity Focused Electro-magnetic” (HIFEM), um termo que pode ser traduzido como energia eletromagnética focalizada de alta intensidade. O aparelho de EMSCULPT® emite pulsos eletromagnéticos no tecido muscular, induzindo contrações musculares supramáximas (para efeitos comparativos, uma atividade física convencional promove contrações máximas).

Ao todo, ocorrem cerca de 20 mil contrações em 30 minutos de sessão, ativando mais fibras musculares profundas e que dificilmente seriam trabalhadas a partir de um exercício físico normal. A repetição de contrações faz com que os músculos fiquem estressados, desencadeando mudanças rápidas em suas células. Como consequência desse processo, os músculos se tornam mais fortes.

As contrações geradas pela emissão deste campo eletromagnético focado também ativam o metabolismo, favorecendo a queima de gordura ao redor das fibras musculares ativadas. As células de gordura são sobrecarregadas por esta reação metabólica, tornando-se disfuncionais e passando por um processo de apoptose (morte celular programada). O efeito é a combinação de queima de gordura e desenvolvimento muscular.

Para quem o tratamento é indicado?

O uso do EMSCULPT® é indicado para praticamente qualquer pessoa que queira se beneficiar dos resultados que podem ser alcançados a partir do tratamento, tais como desenvolvimento muscular e redução da gordura localizada. As únicas contraindicações são para mulheres grávidas, pacientes oncológicos e pessoas que possuem pino de metal no local a ser tratado pela técnica.

O EMSCULPT® é indicado, portanto, para indivíduos que desejam melhorar a estética corporal, emagrecer, ganhar massa e definir o tônus muscular em regiões específicas do corpo. Trata-se de um excelente complemento para as atividades físicas, pois o tratamento potencializa os resultados obtidos a partir dos exercícios, fortalecendo o corpo e ajudando na manutenção muscular.

Para atletas de competição, o uso da tecnologia pode aprimorar os resultados obtidos nos treinos, uma vez que proporciona uma contração muscular acima da que pode ser realizada na academia. Além disso, o tratamento pode ser bastante benéfico para pessoas com deficiência muscular ou que passaram por cirurgias ou fraturas, favorecendo a recuperação dos músculos envolvidos. Também é muito indicado no pós parto para diminuição da diástase abdominal.

Prós e contras do tratamento

As principais vantagens estão na eficiência e segurança da metodologia, uma vez que o procedimento não é invasivo e não demanda cuidados específicos antes e depois do EMSCULPT®. Além disso, os resultados são bastante perceptíveis e podem favorecer os contornos corporais e o equilíbrio do corpo.

A única ressalva que deve ser feita em relação ao tratamento é para pessoas que estão acima do peso, que podem não observarem tanta mudança visual após as sessões. O ideal é que o uso da tecnologia esteja sempre associado a uma dieta adequada e a prática regular de exercícios físicos. Mesmo assim, algumas pessoas optam pelo aparelho mesmo estando acima do peso justamente para ganharem massa magra e assim se estimularem a prática de exercícios físicos.

O que acontece durante o tratamento de Emsculpt®?

Do ponto de vista do paciente, o tratamento consiste apenas em comparecer na clínica no horário marcado e deitar-se na maca. O aplicador em formato de pá será anexado à máquina EMSCULPT® e posteriormente posicionado na área do corpo que será tratada a partir da tecnologia. A sessão dura, em média, 30 minutos.

Na primeira sessão, o aparelho será ajustado na configuração mais baixa, e a intensidade será gradualmente aumentada conforme a tolerância de cada um. À medida que o dispositivo envia energia eletromagnética de alta intensidade para os músculos alvo, o paciente sentirá seus músculos contraírem fortemente — o que pode ser uma sensação estranha, como se o indivíduo estivesse em um treino intenso, mas sem que o corpo faça nada.

O tratamento não é dolorido, mas pode trazer sensações consideradas estranhas e incomuns. A maioria das pessoas consegue suportar os maiores níveis de intensidade já na primeira sessão, o que favorece o alcance de resultados mais rapidamente. Após a sessão, não é necessário que o paciente tenha um tempo de repouso para recuperação, mas ele pode se sentir levemente dolorido, como se tivesse se esforçado em um treino duro.

Quantas sessões de Emsculpt® são necessárias?

Assim como toda abordagem estética, a indicação do EMSCULPT® deve ser individualizada às necessidades e características de cada paciente. Antes de saber a quantidade de sessões necessárias para alcançar os resultados esperados, portanto, é necessário que a pessoa seja criteriosamente avaliada pelo médico responsável por conduzir o tratamento e ajustar o aparelho que será utilizado.

Nesta avaliação, o especialista identificará não apenas a necessidade do paciente, mas determinará se ele é realmente um candidato ao tratamento — sem nenhum impedimento que possa desencadear efeitos adversos ou problemas de saúde. Caso seja identificado que o indivíduo pode se submeter ao procedimento, o médico vai designar as áreas do corpo a serem tratadas e a quantidade de sessões necessárias.

Em geral, são indicadas 4 sessões de EMSCULPT® para cada região do corpo, com um intervalo de 48 horas entre elas. Os principais locais do corpo que são submetidos ao procedimento são:

  • Abdômen;
  • Glúteos;
  • Pernas;
  • Braços.

Resultados e manutenção

Embora seja possível notar resultados já desde o primeiro tratamento com o EMSCULPT®, os efeitos geralmente aparecem cerca de 15 dias após a última sessão. A durabilidade e manutenção dos resultados é bastante variável, uma vez que depende diretamente do estilo de vida do paciente: caso ele mantenha uma rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada, os efeitos são bastante duradouros.

É importante lembrar que, assim como qualquer outro tratamento destinado à eliminação de gordura localizada e/ou aumento do tônus muscular, o EMSCULPT® não substitui a academia e nem os cuidados com a saúde e qualidade de vida. O ideal é que a tecnologia seja uma ferramenta complementar aos exercícios físicos, uma vez que proporcionam estímulos diferentes.

Para saber mais a respeito EMSCULPT® e descobrir se este é o tratamento mais adequado para você, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.

Fontes:

BTL Aesthesic.