Fale conosco pelo WhatsApp

Coolsculpting®: Saiba o que é e como funciona

Coolsculpting
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/09/2021

O Coolsculpting® permite remoção de depósitos de gordura localizada por meio de um procedimento minimamente invasivo e com resultados comprovados

O Coolsculpting® é uma técnica de redução de gordura localizada por meio do congelamento das células de gordura, que são eliminadas de forma natural pelo organismo.

O tratamento baseia-se em achados científicos feitos por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que descobriram que as células de gordura não resistem a temperaturas muito baixas, resultando na necrose e eliminação pelo sistema linfático. Dessa forma, o Coolsculpting® é uma opção segura e eficaz, com comprovação científica dessa renomada instituição, permitindo a eliminação da gordura localizada de diferentes áreas do corpo.

Qual a diferença entre CoolSculpting e criolipólise?

O Coolsculpting® é o nome da técnica de Criolipólise, que foi descoberta em 2007 e testada inicialmente em porcos, comprovando assim a hipótese dos pesquisadores quanto à eliminação das células de gordura.

Em 2010, por sua vez, surgiu o Coolsculpting®, primeira tecnologia de criolipólise aprovada para uso humano assegurada pela Universidade de Harvard e a primeira a receber a autorização da FDA – Food and Drug Administration — e, ao chegar no Brasil, da ANVISA.

Apesar disso, existem técnicas de criolipólise que não usam a tecnologia do Coolsculpting® e apresentam limitações — como temperaturas insuficientes para causar o rompimento das células adiposas e funcionamento irregular, o que pode resultar em um tratamento ineficaz ou mesmo com prejuízos à saúde da paciente.

Como é o procedimento CoolSculpting®?

No procedimento com a técnica do CoolSculpting®, o equipamento usado faz a sucção dos tecidos e um resfriamento homogêneo dos tecidos entre -7 e -10ºC pelo período de uma hora, tempo necessário para que ocorra a necrose das células adiposas.

Nas semanas seguintes ao procedimento, as células de defesa do organismo são atraídas pelas células rompidas para eliminá-las, o que é feito pelo sistema linfático. Dessa forma, os resultados do tratamento começam a ser mais visíveis em cerca de três semanas e alcançam os efeitos máximos em, aproximadamente, três meses.

De acordo com estudo de Harvard, é possível eliminar entre 10 e 25% da gordura localizada com uma sessão do CoolSculpting®, que pode ser realizado em diferentes áreas como:

  • Abdome;
  • Flancos;
  • Costas;
  • Seios;
  • Parte interna das coxas;
  • Braços;
  • Região da lombar;

Por não ser uma intervenção cirúrgica, o CoolSculpting® não demanda mudanças na rotina da paciente, mas algumas boas práticas recomendadas incluem: alimentação balanceada, consumo de água, sessões de drenagem linfática, evitar a exposição solar e usar cremes firmadores.

Os efeitos colaterais são temporários e costumam desaparecer sozinhos nas semanas seguintes ao tratamento. Eles incluem: vermelhidão, hematomas, inchaço, formigamento, dormência e manchas na pele.

Quanto custa uma sessão de CoolSculpting®?

O preço da sessão de criolipólise vai depender de diferentes fatores como a experiência e qualificação do profissional, a região tratada e outras particularidades do caso. Dessa forma, não é possível afirmar o preço do tratamento sem uma consulta para avaliação do caso.

Destaca-se, entretanto, a importância de escolher um profissional qualificado e que trabalhe com o CoolSculpting® — a técnica mais confiável, segura e eficaz de eliminação da gordura localizada por meio do congelamento dos tecidos.

É importante desconfiar de opções muito baratas, indicando o uso de um equipamento inadequado ou sem a execução por um profissional. Além da ausência dos resultados estéticos almejados, tratamentos inadequados podem causar queimaduras de 2 a 3º grau.

Quanto tempo dura o CoolSculpting®?

Os resultados do CoolSculpting® são definitivos, no entanto, o depósito de gordura pode indicar uma predisposição do paciente a acumular gordura naquele local.

Dessa forma, os resultados obtidos com o CoolSculpting® podem ser mantidos com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares. Além disso, a paciente tem a opção de fazer novas sessões do tratamento caso recomendado pelo especialista que a acompanha.

Fontes:

Health Harvard.

CoolSculpting®.