Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para flacidez facial: conheça o Sculptra

Paciente recebendo tratamento para flacidez facial.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 20/06/2023

Tratamento com bioestimulador de colágeno Sculptra previne flacidez facial e suaviza os sinais de envelhecimento do rosto

A flacidez facial é um dos principais sinais de envelhecimento da pele, e está diretamente relacionada à diminuição da produção de determinadas substâncias pelo organismo. O colágeno e o ácido hialurônico, por exemplo, estão entre os principais responsáveis por conferir sustentação à pele, mas que passam a ser menos produzidos conforme o corpo humano envelhece.

Com a queda gradual dessas duas substâncias no organismo, uma alteração que ocorre de maneira mais severa após os 30 anos, a pele do rosto tende a se tornar mais flácida e a desenvolver rugas e linhas de expressão. Para suavizar este tipo de sinal de envelhecimento, é possível optar por um tratamento para flacidez facial como o Sculptra.

O que causa a flacidez facial?

Embora a flacidez facial seja uma consequência natural do processo de envelhecimento do organismo, existem alguns fatores que podem fazer com que a pele se torne flácida mais rapidamente. São eles:

  • Herança genética;
  • Exposição solar desprotegida;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação inadequada;
  • Tabagismo;
  • Falta de cuidado com a hidratação cutânea.

Sculptra: tratamento para flacidez facial

O Sculptra é um bioestimulador de colágeno composto por ácido poli-L-lático, um polímero sintético biocompatível e absorvível pelo organismo. Esta substância estimula a produção de colágeno pelo organismo e atua no preenchimento e correção de sulcos resultantes do processo natural de envelhecimento.

A aplicação do Sculptra promove um tratamento para flacidez facial que atua de dentro para fora, devolvendo a firmeza e sustentação da pele de maneira segura — sem causar reações adversas ou ser tóxica ao paciente. A substância pode ser aplicada tanto nas camadas mais superficiais da pele como de maneira mais profunda, dependendo das necessidades e características apresentadas por cada paciente.

Indicações de uso para o Sculptra

O Sculptra é um tratamento para flacidez facial indicado para homens e mulheres que apresentam perda de elasticidade cutânea associada ao envelhecimento. O ideal é que a aplicação deste bioestimulador seja realizada quando a produção de colágeno pelo organismo ainda não foi muito comprometida. Em geral, a partir dos 30 anos de idade já é recomendado que este tratamento seja aplicado de maneira a prevenir o envelhecimento da pele.

Não é recomendado que as pessoas esperem o aparecimento das rugas e demais sinais de envelhecimento antes de se submeter ao tratamento para flacidez facial. Isso porque o Sculptra é muito mais eficiente para melhorar a firmeza da pele e prevenir a formação de rugas do que no combate a rugas mais profundas.

Quais são os resultados esperados?

Uma vez que o Sculptra é um tratamento para flacidez facial, os resultados esperados para este tipo de procedimento são principalmente o rejuvenescimento do rosto e maior firmeza da pele da região. Este efeito pode ser observado principalmente após a segunda sessão de aplicação da substância, quando o estímulo de colágeno já começou a apresentar resultados.

A quantidade de sessões recomendadas para que o tratamento para flacidez facial apresente resultados varia conforme as características e necessidades de cada indivíduo, cabendo a um médico especializado identificar as necessidades de cada caso. Seja qual for a indicação, é sempre necessário fazer uma pausa de 30 dias entre uma aplicação e outra.

Existem contraindicações para o tratamento para flacidez facial?

Embora seja bastante segura, a aplicação do Sculptra não é indicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Além disso, este tratamento para flacidez facial não deve ser realizado em pessoas que possuem preenchimento definitivo na face ou apresentam processos infecciosos ativos no local da aplicação. Neste último caso, é necessário solucionar o problema antes de se submeter ao tratamento.

Para saber mais, entre em contato com a clínica Claudia Savassi.

 

Fonte:

Dra. Claudia Savassi