O dermatologista é o médico responsável por diagnosticar e indicar tratamentos e prevenção de doenças de pele, mucosas, cabelos, unhas e pelos.
O médico dermatologista é responsável pelo maior órgão do nosso corpo: a pele. O especialista também cuida de problemas como queda de cabelo, unhas fracas ou com algum tipo de alteração, pintas, acne, manchas na pele, vermelhidão e coceira ou até mesmo correções para fins estéticos.
A maioria dos pacientes, porém, procura pelo médico dermatologista apenas quando percebe algum tipo de alteração na pele, muitas vezes quando já apresentam algum problema em fase avançada. Nesse sentido, é fundamental responder à pergunta “quando devo ir ao dermatologista?”.
O ideal é buscar atendimento dermatológico o mais breve possível, quando uma pessoa observa sinais e alterações de pele. Além disso, o especialista pode ser procurado quando o paciente está em um processo de busca pela melhora da autoestima, pois esta é uma área que abrange muitos tratamentos estéticos que visam recuperar a qualidade de vida do indivíduo.
Quando ir ao dermatologista: principais motivos
Cuidados com a pele
Um dos principais motivos pelo qual as pessoas buscam por um médico dermatologista é melhorar o cuidado da pele, pois é justamente este especialista que pode ajudar o paciente a entender as particularidades de sua pele e indicar o melhor tratamento para seus objetivos.
Alguns dos casos mais frequentes são: tratamentos para melasma ou outras manchas na pele, bem como tratamentos para cravos e espinhas. Se você está se perguntando quando ir ao dermatologista, a resposta para este caso é sempre que houver alguma alteração de pele.
Unhas fracas, quebradiças ou com algum tipo de mancha
Esses sintomas podem indicar várias doenças, como a micose, anemia e problemas na tireoide. Caso o paciente tenha notado que suas unhas apresentaram alteração no formato ou na cor, também é necessário ir ao médico dermatologista, pois esses podem ser sinais de diabetes, problemas cardiovasculares, respiratórios e outras situações que podem ser resolvidas se tratadas com antecipação.
Queda de cabelo
A queda de cabelo é comum tanto em homens quanto em mulheres e, ao longo do dia, é normal que caiam em torno de 120 fios de cabelo. Porém, se o paciente percebe uma excessiva queda de cabelo, fora do habitual, o ideal é buscar ajuda de um médico especialista.
A queda pode ser origem de um desequilíbrio hormonal, principalmente em pós-parto, micose, alterações na tireoide, alimentação, problemas emocionais e até mesmo síndrome metabólica. Também pode ocorrer durante e após a infecção por Covid-19. Contudo, apenas um médico dermatologista é capaz de passar ao paciente um diagnóstico.
Sudorese
Ninguém se sente confortável com suor em excesso, uma situação que pode trazer constrangimento ao paciente. Nesses casos, é muito importante agendar uma consulta com o médico dermatologista de sua confiança. Não fique se perguntando sobre “quando ir ao dermatologista” e postergando seu desconforto.
Uma maneira de descobrir se o seu caso está fora do comum é observar sinais como marcas de suor frequentes nas roupas ou mãos constantemente molhadas. A hiperidrose é a condição conhecida por apresentar sudorese em excesso, o que pode se estender ao couro cabeludo e pés. Porém, por meio da avaliação clínica o médico especialista consegue indicar o melhor tratamento para o paciente.
Manchas no corpo ou pintas
A maioria das manchas do corpo são consideradas benignas, mas também podem indicar que algo está errado — e isso vale para as pintas também. No entanto, apenas um médico dermatologista pode reconhecer esses riscos e avaliar se os sinais da pele estão mudando de tamanho, cor ou forma.
Além disso, feridas que podem não cicatrizar ou feridas que sangram com frequência podem indicar a gravidade de certas doenças, como o câncer de pele. Apenas o dermatologista pode diagnosticar corretamente esse fato. O exame físico deve ser realizado anualmente.
O ideal é procurar um dermatologista sempre que surgir a dúvida “quando devo ir ao dermatologista”.
Celulites, flacidez e estrias
Gordurinhas localizadas, braços flácidos e estrias pelo corpo são alguns dos problemas que incomodam a maioria das pessoas e, para isso, existem muitos procedimentos disponíveis.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia