Fale conosco pelo WhatsApp

Quando devo ir ao dermatologista?

Pernas de uma mulher em fundo cinza
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 11/07/2024

O tratamento de sintomas e a prevenção de doenças compõem os motivos para ir ao dermatologista

O questionamento “quando devo ir ao dermatologista?” é muito comum. Para respondê-lo, é fundamental entender o que faz esse profissional e como ele pode te auxiliar. O dermatologista é o médico responsável pelos cuidados da pele, das unhas, do cabelo e das mucosas. Sua responsabilidade é diagnosticar e tratar condições que envolvem a dermatologia estética e a saúde dessas áreas.

A prevenção também é uma das respostas quando o questionamento é “quando devo ir ao dermatologista”, já que a pele está exposta a agentes nocivos diariamente, como a poluição, a radiação solar e o estresse. Os cuidados evitam o surgimento de doenças e de sinais precoce do processo de envelhecimento.

Consulte uma dermatologista qualificada para o melhor atendimento.

O que faz um dermatologista?

O dermatologista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam pele, unhas, cabelo e mucosas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e tem a função de ser uma barreira contra agentes externos.

A dermatologia pode ser dividida em clínica, quando está relacionada com o tratamento de doenças, e em estética, quando utiliza tecnologias para melhorar a aparência da pele, como tratamentos com peelings químicos, laser e microdermoabrasão.

Quando devo ir ao dermatologista?

Se sua dúvida é “quando devo ir ao dermatologista”, saiba que existem diversas razões para comparecer às consultas regularmente. Alguns desses motivos são:

Rotina de cuidados com a pele

Cuidar da pele ajuda a prevenir doenças dermatológicas, manchas e sinais de idade. Por isso, a necessidade de estabelecer uma rotina de cuidados te ajuda a saber quando deve ir ao dermatologista. O profissional considera o tipo de pele, os problemas cutâneos, histórico médico e estilo de vida para apontar quais são os melhores tratamentos para as características do paciente.

Sinais de problemas na pele

Sinais de problemas na pele também devem ser observados quando se há o questionamento “quando devo ir ao dermatologista?”, uma vez que é necessário realizar o diagnóstico e o tratamento da condição antes que ocorram complicações. Alguns dos indícios mais comuns são:

  • Lesões, como feridas, verrugas e outras protuberâncias;
  • Manchas claras, escuras e avermelhadas;
  • Coceiras na pele, nas unhas e no couro cabeludo;
  • Vermelhidão;
  • Erupções cutâneas, como bolhas.

Condições dermatológicas comuns

O tratamento e o acompanhamento de condições dermatológicas comuns, como alergias e queda de cabelo, devem ser feitos de forma segura em consultório. Negligenciar os sinais ou utilizar receitas caseiras levam à piora do quadro. Portanto, são indicadores para se avaliar quando se pensa “quando devo ir ao dermatologista”.

Exames de rotina e avaliações preventiva

Como a pele está exposta constantemente a agressões de agentes externos, consultas de rotina ajudam na detecção precoce de alterações cutâneas. Pintas e marcas de nascença podem evoluir para tumores mesmo sendo a princípio inofensivas. O acompanhamento preventivo contribui para o diagnóstico e bom prognóstico do câncer de pele.

Consulte uma dermatologista qualificada para o melhor atendimento.

Principais doenças tratadas pelo dermatologista

Uma das formas de você saber quando deve ir ao dermatologista é conhecer as principais doenças tratadas por esse especialista, que são:

  • Acne: condição caracterizada pelo aparecimento de comedões devido à inflamação das glândulas sebáceas, com graus variando de leve a grave, tratados com produtos reguladores de sebo e medicamentos;
  • Eczema (dermatite atópica): doença inflamatória crônica de origem genética e imunológica, caracterizada por ressecamento, coceira e vermelhidão da pele, com tratamento variando conforme a fase e gravidade;
  • Psoríase: doença crônica e cíclica que causa lesões avermelhadas e descamação na pele, resultante de fatores genéticos, ambientais e comportamentais;
  • Dermatite Seborreica: inflamação em áreas como sobrancelhas, cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas, marcada por descamação, vermelhidão, coceira e oleosidade;
  • Rosácea: doença vascular inflamatória crônica com vermelhidão e vasos sanguíneos visíveis no rosto, associada a fatores emocionais, hormonais e ambientais;
  • Câncer de Pele: é um tumor maligno causado pelo desenvolvimento anormal de células cutâneas. Pode se manifestar como manchas ou pintas atípicas, com coceira, descamação, sangramento, alteração de forma, tamanho e cor;
  • Alergias: são manifestações relacionadas a coceiras, inchaços, descamações, vermelhidão e aparecimento de bolhas, que surgem em decorrência de alimentos, medicamentos, contato com insetos ou com substâncias alérgenas presentes em produtos de limpeza e de beleza.

Conheça a clínica Dra. Claudia Savassi

Além de você saber quando deve ir ao dermatologista, também é importante considerar a escolha do profissional. A consulta com o dermatologista inicial é a melhor avaliação disponível. Afinal, é o momento de entender a abordagem trabalhada pelo médico, analisar as experiências dele e tirar dúvidas.

A Dra. Claudia Savassi é médica membro da Sociedade Brasileira de Laser e da International Academy of Cosmetic Dermatology com Fellowship no Mount Sinai Hospital NY, com foco na saúde integral do paciente. Para isso, recomenda tratamentos para as necessidades reais de cada indivíduo e utiliza equipamentos inovadores.

Agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Ministério da Saúde