Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a consulta com o dermatologista?

Dermatologista com a mão na testa de paciente
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 23/07/2021

O dermatologista é o médico que trata de doenças da pele, unhas, manchas e qualquer tipo de alteração na pele. 

O dermatologista é o médico responsável pelo tratamento e prevenção de doenças da pele, o maior órgão do corpo humano e que cumpre a função de revestir todas as estruturas internas e proteger o organismo. Engana-se quem pensa, porém, que uma consulta com o dermatologista consiste apenas em cuidados relacionados à aparência e saúde da pele.

O médico dermatologista é especializado também no cuidado relacionado a estruturas como pelos, mucosas, cabelos e unhas. Isso significa, portanto, que uma consulta com o dermatologista pode abordar também problemas como queda de cabelo, unhas enfraquecidas ou qualquer característica que seja incômoda no rosto ou corpo do paciente.

Para que serve a consulta com o dermatologista?

Na consulta com o médico dermatologista, o paciente deve apresentar suas queixas quanto a lesões, suspeitas de doenças dermatológicas e alterações em qualquer parte de seu corpo ou rosto que causa algum tipo de transtorno estético.

A partir dessas queixas, o médico poderá analisar qual melhor tratamento para o paciente, de acordo com suas particularidades e necessidades. Somente na consulta dermatologista o especialista poderá diagnosticar e indicar o procedimento que deve ser feito.

Como é feita a consulta dermatologista?

Após analisar as queixas levantadas pelo paciente na consulta com o dermatologista, o médico poderá realizar um questionário para entender os hábitos da pessoa e conhecer seu histórico familiar. Essas informações podem trazer dados importantes a respeito da origem dos sintomas e alterações na pele.

Caso julgue necessário, o médico dermatologista solicitará exames laboratoriais mais aprofundados e que ajudarão a complementar o diagnóstico do paciente. Neste caso, o tratamento mais adequado será indicado em uma consulta de retorno, após uma análise minuciosa dos resultados dos exames. Caso seja uma consulta para fins estéticos, o dermatologista irá avaliar a área que o paciente deseja tratar e indicar a melhor abordagem de acordo com as particularidades de cada pessoa.

A Dra. Claudia Savassi valoriza muito o exame físico completo de todos os pacientes, mesmo que ele esteja buscando somente um tratamento estético. O cuidado deve ser no todo, avaliando a saúde física e mental. É assim que se alcança a beleza e a autoestima.

Na consulta, o paciente passa por aparelhos como o Visia® e Vectra® para análise e documentação fotográfica da pele. Ele também é submetido a exame físico e sai com sua prescrição de acordo com suas queixas e seu tipo de pele, sendo orientado em relação aos melhores e mais modernos tratamentos. Todos o processo é individualizado e sem exageros.

A importância dos cuidados com a pele

A questão de cuidar da sua pele vai muito além da estética, pois o foco da dermatologia, assim como todas as ciências médicas, é promover a melhoria na qualidade de vida e autoestima do paciente — além da prevenção de doenças graves, como o câncer de pele. Nesse sentido, é importante conhecer quais são os cuidados básicos com a pele e como eles podem ser colocados em prática.

Confira algumas das principais orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

  • Dieta rica em frutas e verduras: o cuidado com a pele vem de dentro para fora, e é indicado que o paciente consuma frutas e verduras em suas alimentações do dia a dia, já que é comprovado que as fibras ajudam a manter a firmeza da pele;
  • Hidratação: estar com o corpo hidratado é muito importante, garantindo a integridade da camada de proteção da pele e evitando problemas como a descamação, ressecamento e irritação. Além disso, a hidratação é um dos principais fatores que deixam a pele bonita;
  • Proteção solar: este é, sem dúvidas, um dos cuidados mais importantes e que demandam a atenção dos pacientes, já que a exposição solar diária pode provocar diversas alterações na pele — tais como pintas, rugas e manchas. Essas alterações podem evoluir para doenças mais graves, como o câncer de pele, sendo essencial que o paciente aproveite a consulta com o dermatologista para descobrir o fator de proteção ideal para sua pele;
  • Limpeza de pele: é recomendado o uso de produtos específicos para lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, de modo a remover as impurezas da pele. Além disso, este cuidado ajuda a controlar a oleosidade — que é a principal causa da acne.

Está em busca do médico ideal para sua consulta com um dermatologista? Entre em contato com a Dra. Claudia Savassi!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia