Fale conosco pelo WhatsApp

Estrias: o que são e como surgem

Mulher usando uma lupa para mostrar estrias
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/10/2022

As estrias são lesões de pele que não causam prejuízo à saúde do paciente, mas podem trazer grande incômodo estético

As estrias são cicatrizes que se formam quando há o rompimento das fibras elásticas da pele, um evento que geralmente está associado ao crescimento rápido ou excessivo do corpo. Trata-se de uma alteração mais frequente no organismo feminino, especialmente durante a gestação e em adolescentes que crescem muito rapidamente. Homens que apresentam oscilação de peso, ganho de massa magra em pouco tempo e crescimento rápido também podem apresentar essas marcas cutâneas.

A presença de estrias na pele não é prejudicial à saúde física das pessoas, mas essas marcas são capazes de trazer um grande desconforto estético — estando, muitas vezes, associadas a problemas de autoestima, que podem comprometer seriamente o bem-estar e a vida social de homens e mulheres.

Entenda mais sobre essas temidas marquinhas a seguir.

O que são estrias?

As estrias são lesões lineares que se formam quando ocorre um estiramento capaz de romper as fibras de colágeno e elastina que dão sustentação e firmeza à pele. Por se tratar de um machucado das estruturas cutâneas, a derme entra em um processo inflamatório, formando as cicatrizes.

Em geral, as estrias se caracterizam por marcas lineares e longas, que geralmente são paralelas entre si. Além do aparecimento das lesões, alguns pacientes relatam coceira e ardência relacionada à formação das estrias, mas o mais comum é que a alteração não esteja associada a sintomas.

Como as estrias surgem?

A causa mais comum das estrias é o estiramento repentino e exagerado da pele. Este tipo de ocorrência pode ser desencadeado por fatores como:

  • Gestação;
  • Obesidade;
  • Ganho de massa magra em um curto espaço de tempo;
  • Crescimento repentino durante a puberdade;
  • Predisposição genética;
  • Aumento repentino de peso;
  • Uso prolongado de corticoides, um fármaco que favorece o ganho de peso e inchaço.

Tipos de estrias

As estrias são classificadas em dois tipos: estrias vermelhas (que são mais recentes) e estrias brancas (mais antigas). As marcas avermelhadas apresentam esta tonalidade justamente por ainda estarem inflamadas, com maior circulação sanguínea na região. É nesta fase que as estrias são consideradas mais fáceis de tratar, geralmente alcançando resultados de maneira mais rápida e eficiente.

As estrias brancas, por sua vez, são lesões que já cicatrizaram. Tratam-se, portanto, de marcas mais antigas e que já passaram por uma atrofia mais intensa, apresentando menor circulação sanguínea no local afetado. Elas são consideradas mais difíceis de tratar.

Existe tratamento para estrias?

Embora não exista uma maneira capaz de eliminar totalmente a presença de estrias, há diversas metodologias capazes de melhorar sua aparência de maneira significativa. O ideal é se consultar com um dermatologista para avaliar as características da pele e identificar o tratamento mais adequado para o caso.

Na Clínica Claudia Savassi, a tecnologia é uma das principais aliadas no tratamento de estrias. Confira algumas das principais metodologias disponíveis:

Radiofrequência

Diferentes metodologias de radiofrequência podem ser aplicadas com o intuito de melhorar a textura da pele, estimulando a produção de colágeno e suavizando a aparência das estrias.

Microagulhamento

Técnica que ativa os processos restauradores naturais do corpo, remodelando o colágeno e transformando o tecido da pele, que se torna mais suave, claro e vibrante. É recomendado para tratamento de estrias, linhas finas, flacidez facial e cicatrizes de acne.

Peeling químico

Procedimento abrasivo que consiste na aplicação de uma solução química capaz de remover a camada exterior da pele e promover sua regeneração. Pode ser usado para clarear a pele, suavizar a textura cutânea, rejuvenescer a face e tratar estrias.

Laser Quanta®

Tecnologia a laser de pulso curto e alta potência que pulveriza até os pigmentos mais profundos da pele e manchas de maior proporção. É muito eficaz para o tratamento de estrias, remoção de tatuagens e suavização de manchas da pele.

Enerjet®

Tecnologia que estimula a produção de colágeno a partir da utilização de substâncias injetáveis, sem o uso de agulhas.

Morpheus®

Para tratar a estrias tem o equipamento Morpheus 8, que apresenta uma tecnologia de radiofrequência fracionada capaz de melhorar o aspecto das estrias, em especial das mamas.

Para saber mais sobre como eliminar estrias, entre em contato com a Clínica Claudia Savassi.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Clínica Claudia Savassi.