Fale conosco pelo WhatsApp

Criolipólise: cuidados antes e depois

mulher deitada preparada para procedimento de criolipolise
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 13/10/2021

Os cuidados antes e depois da Criolipólise são essenciais para que a paciente consiga alcançar resultados satisfatórios no tratamento

Técnica não-invasiva que consiste na aplicação de baixas temperaturas para eliminar gorduras de uma região do corpo, a Criolipólise é um tratamento estético bastante seguro e eficaz. Para que seus resultados sejam mais satisfatórios, entretanto, são recomendados cuidados antes e depois da Criolipólise, potencializando seus efeitos e minimizando possíveis efeitos colaterais — que já são bastante raros.

Em geral, as recomendações antes e depois da Criolipólise são bastante simples, já que este é um procedimento que não demanda anestesia e é muito pouco agressivo ao organismo. Porém, é importante ter em mente que se trata de um procedimento estético e, como tal, demanda alguns cuidados para garantir o conforto da paciente e permitir que o efeito esperado seja alcançado.

Entenda o que é a Criolipólise

Conforme foi explicado, a Criolipólise é um tratamento que combate a gordura localizada a partir do congelamento das células de gordura. Isso é possível graças a um equipamento que aplica resfriamento controlado e seletivo no tecido adiposo, fazendo com que as células passem por um processo de congelamento que resulta em sua morte. Nas semanas seguintes, o próprio organismo da paciente elimina as células destruídas.

Atualmente, o aparelho de CoolSculpting® é considerado o mais eficaz na realização da Criolipólise, uma vez que é um dispositivo moderno que se destaca por ser o único capaz de aplicar resfriamento de maneira homogênea e a uma temperatura capaz de promover a morte celular. Outros aparelhos de resfriamento são capazes apenas de “murchar” as células, sem eliminá-las.

Cuidados antes e depois da Criolipólise

Por ser um tratamento sem cortes e que não precisa de anestesia para ser realizado, não é necessária uma preparação específica para se submeter à Criolipólise. Apesar disso, alguns cuidados como manter uma rotina de exercícios físicos, beber bastante água e ter uma dieta balanceada podem ajudar bastante nos resultados. Esses são hábitos que devem ser adotados antes e depois da Criolipólise.

O paciente pode retornar às suas atividades rotineiras logo após a realização do procedimento, embora possa apresentar leves alterações — como vermelhidão no local da aplicação, leve inchaço e pequenos hematomas. Também pode haver desconforto localizado, uma alteração que pode ser facilmente controlada a partir da administração de analgésicos comuns de uso oral.

Para quem deseja alcançar resultados mais rapidamente, sessões de drenagem linfática podem ajudar na eliminação das células mortas e na redução da retenção de líquidos. Além disso, a paciente deve continuar se exercitando e se alimentando de maneira equilibrada.

A Criolipólise oferece riscos?

Quando se fala em adotar cuidados antes e depois da Criolipólise, muitas pessoas podem ter a impressão de que este é um procedimento que oferece riscos e requer atenção. Na verdade, este é um procedimento bastante seguro e que não envolve nenhum corte, manipulação de tecidos ou anestesia, e muitos pacientes não sentem nada durante o tratamento, além de uma sensação de puxão e resfriamento.

Os principais colaterais que podem surgir são:

  • Vermelhidão;
  • Local enrijecido;
  • Sensação de dormência ou formigamento;
  • Sensibilidade da pele;
  • Dor leve a moderada, apenas no local em que foi aplicado o tratamento.

Embora raros, alguns efeitos colaterais adicionais, como hiperplasia paradoxal, dor de início tardio, queimaduras por congelamento, sintomas vasovagais, enrijecimento subcutâneo, hiperpigmentação e hérnia também podem ocorrer.

Os resultados demoram para aparecer?

A maioria dos pacientes apresenta resultados entre 2 e 6 meses, tempo necessário para que seja possível notar alguma diferença entre o antes e depois da Criolipólise. Esse período, entretanto, pode variar de acordo com as características do organismo e hábitos de vida de cada paciente.

No caso do tratamento de congelamento feito com o aparelho de CoolSculpting®, os resultados alcançados são considerados definitivos, pois as células de gordura não voltam a crescer nas zonas tratadas. Isso não significa, entretanto, que a pessoa jamais deverá se preocupar com uma dieta equilibrada após o tratamento.

Para saber mais a respeito deste tratamento, tirar suas dúvidas sobre o procedimento e entender os cuidados necessários antes e depois da Criolipólise, entre em contato e agenda uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.

Fontes:

CoolSculpting®;

Dra. Claudia Savassi.