Fale conosco pelo WhatsApp

Benefícios dos bioestimuladores de colágeno

Mulher deitada recebendo tratamento no rosto
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
  • Por:
  • Publicado em 05/05/2023
  • 4 min. de leitura

Conheça as principais vantagens ao optar por este tipo de tratamento estético

O que são os bioestimuladores de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis responsáveis por estimular a produção natural desta proteína na pele. O colágeno ajuda a manter a estrutura, a elasticidade e a firmeza cutâneas, mas sua produção diminui com o transcorrer do tempo e o envelhecimento natural.

Os bioestimuladores de colágeno têm tido atuação pertinente na medicina estética, como forma de combater o envelhecimento e devolver às pacientes maior autoestima. Conheça mais sobre eles abaixo.

Bioestimulador de colágeno: conheça o Sculptra

O Sculptra é um dos bioestimuladores de colágeno mais conhecidos utilizados em procedimentos estéticos. Ele é composto por ácido polilático, uma substância que estimula a produção de colágeno pelo próprio organismo. O Sculptra é injetado na pele em várias sessões, com um intervalo de algumas semanas entre cada aplicação.

O Sculptra é indicado para tratar a flacidez da pele, especialmente no rosto e no pescoço, mas também pode ser utilizado em outras áreas do corpo. Ele ajuda a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele, reduzir as rugas e as linhas de expressão, e aumentar o volume e a definição das maçãs do rosto, dependendo de como é aplicado.

Os resultados deste bioestimulador de colágeno são progressivos e podem durar até dois anos. É necessário fazer manutenções periódicas para garantir os resultados desejados. Geralmente, os efeitos colaterais são leves e temporários, como vermelhidão, inchaço e sensibilidade no local da injeção.

Benefícios dos bioestimuladores de colágeno

A utilização de procedimentos estéticos como o Sculptra tem crescido bastante, já que trazem diversas vantagens. Conheça, abaixo, todos os benefícios que os bioestimuladores de colágeno podem trazer para a saúde e autoestima, em aspectos gerais.

Promove o rejuvenescimento

Ao estimular a produção natural desta proteína, os bioestimuladores de colágeno ajudam a restaurar a estrutura e a firmeza da pele, dentre outras vantagens, como:

  • Reduzir a aparência de linhas finas e rugas;
  • Melhorar a textura e a luminosidade da pele;
  • Aumentar o volume e a definição em áreas específicas, como o rosto e o pescoço, dependendo de como é aplicado.

Com estas ações, o procedimento garante uma aparência mais jovial de forma gradual e natural.

Reduz a flacidez, rugas e linhas de expressão

O envelhecimento natural traz como principal consequência o surgimento de flacidez na pele, tornando-a menos elástica e firme. Aqui também é comum que surjam indesejadas linhas de expressão e rugas. A produção de colágeno promovida pelo tratamento ajuda a combater este problema, trazendo maior autoestima para os pacientes.

Reduz a celulite

Os bioestimuladores de colágeno também podem ser usados para corrigir a celulite, que é uma condição que afeta muitas mulheres. Esta situação é provocada pelo acúmulo de gordura e pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina na pele, o que resulta em uma aparência ondulada e irregular.

Correção de cicatrizes de acne

Ao estimular a produção de colágeno na área afetada, os bioestimuladores ajudam a preencher a pele e a reduzir a aparência das cicatrizes de acne, melhorando a textura e a aparência cutânea.

Pele mais firme e viçosa

Conforme já destacado, os bioestimuladores de colágeno ajudam a reverter o processo de envelhecimento da cútis, promovendo a regeneração dos tecidos e proporcionando uma aparência mais firme e viçosa à pele.

Os bioestimuladores são todos iguais? Quais os mais utilizados?

Não. Existem diferentes tipos de bioestimuladores de colágeno disponíveis no mercado, cada um com características e propriedades únicas. Os mais utilizados são o Sculptra® (ácido poliláctico), o Radiesse® (hidroxiapatita de cálcio) e o Ellansé® (coprolactona).

O Radiesse®, por exemplo, além de estimular a produção de colágeno, atua como preenchedor, trazendo um maior volume na região aplicada, podendo ser utilizado em protocolos faciais e corporais. Em algumas situações, este procedimento pode até mesmo substituir o ácido hialurônico, substância mais interessante para preenchimento facial.

Por fim, o Ellansé® é o bioestimulador mais recente, tendo sido disponibilizado no Brasil desde 2018. Entre as três opções citadas, ele é o que mais preenche. É estimulado que ele faça um preenchimento até 30% maior do que o ácido hialurônico.

O que é mais interessante nos bioestimuladores é o efeito natural que eles propiciam. Garantem sua melhor versão, e não uma transformação!

Entre em contato com a Claudia Savassi.

 

Fontes:

Claudia Savassi

Sociedade Brasileira de Dermatologia