Fale conosco pelo WhatsApp

Conheça os procedimentos para reduzir a flacidez pós parto

mulher apontando para barriga flacida
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 09/02/2022

A flacidez pós-parto é uma das principais queixas das mulheres. Mas existem vários procedimentos que podem trazer bons resultados. Conheça alguns deles

O pós-parto é um momento delicado na vida da mulher, já que a gravidez faz o organismo passar por diversas mudanças, o que, muitas vezes, torna mais difícil o corpo voltar à sua antiga forma, o que pode até afetar a autoestima. Entre as principais queixas das mulheres está a flacidez pós-parto. A boa notícia é que alguns tratamentos estéticos podem amenizar esse efeito. Neste texto, separamos alguns deles. Confira!

Radiofrequência

É um dos melhores tratamentos estéticos para combater a flacidez pós-parto. O procedimento estimula a circulação sanguínea e a formação de colágeno, deixando a pele mais firme.

Power Shape

O Power Shape é um aparelho que combina três tecnologias: sucção a vácuo, laser e radiofrequência. Ele prepara a pele para receber o laser através da sucção a vácuo e radiofrequência. Essas duas técnicas potencializam a penetração do laser. O tratamento, além de combater a flacidez pós-parto, reduz a celulite e a gordura localizada.

Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores são substâncias que, ao serem aplicadas no local tratado, estimulam a produção de novas fibras de colágeno. Com isso, a pele ganha mais firmeza e elasticidade, por isso é bastante indicado para tratar a flacidez pós-parto.

Os principais bioestimuladores de colágeno são:

  • Sculptra® (ácido poliláctico): esse produto é o que gera menos volume na região aplicada, pois estimula o colágeno sem atuar como um preenchedor;
  • Radiesse® (hidroxiapatita de cálcio): atua como preenchedor, garantindo uma volumização na região aplicada e pode até mesmo substituir o ácido hialurônico em algumas situações;
  • Ellansé® (coprolactona): esse produto é o mais recente e o que mais preenche. Estima-se que essa substância preencha até 30% mais do que o ácido hialurônico.

Ultrassom macrofocado

O tratamento age tanto na redução de gordura, por meio da destruição das células adiposas, quanto na produção de colágeno novo, o que resulta em mais firmeza à pele, o que faz com que seja bastante indicado para tratar a flacidez pós-parto.

Fios de PDO

Os chamados fios de PDO (polidioxanona) ou fios de sustentação, também são indicados para tratar a flacidez pós-parto, pois eles estimulam a produção de colágeno, dando mais firmeza e sustentação aos locais em que são aplicados.

Morpheus

Trata-se de um tratamento que utiliza o microagulhamento associado à radiofrequência. As microlesões causadas na pele geram calor nas camadas cutâneas mais profundas. Assim, para que o tecido se recupere, o organismo passa a produzir mais fibras colágenas, devolvendo firmeza à pele.

EMSCULPT®NEO

O EMSCULPT®NEO não trata a flacidez da pele propriamente dito. Ele é indicado para tonificar a musculatura da região abdominal, melhorando a diástase acusada pela gestação. Com esse tratamento é possível realizar mais de 20 mil contrações musculares em 30 minutos. O objetivo é melhorar o tônus e a força muscula. A repetição de contrações faz com que os músculos fiquem estressados, desencadeando mudanças rápidas em suas células. Como consequência desse processo, os músculos se tornam mais fortes. São indicadas de 8 a 10 sessões para um bom resultado.

É importante salientar que todos eles devem ser realizados após o parto, respeitando o intervalo recomendado pelo obstetra e médico dermatologista. Mas vale lembrar que é possível evitar a flacidez pós-parto, e os cuidados devem começar ainda na gestação. Nesse período, a futura mãe deve investir em uma alimentação balanceada, ingerir bastante água e manter o peso controlado. O aumento de peso leva à ruptura das fibras elásticas da pele, potencializando a flacidez.

Fazer atividades físicas de baixo e médio impacto durante a gestação é uma recomendação que ajuda a mulher a manter a saúde e a se adaptar melhor às alterações no corpo. Claro que qualquer que seja a atividade escolhida, ela deve ser recomendada pelo seu médico.

Se mesmo seguindo essas recomendações você tem se sentido incomodada com a flacidez pós-parto, procure a clínica Dra. Claudia Savassi para uma avaliação do seu quadro. Em sua clínica ela oferece uma gama de tratamentos que podem ajudar você a recuperar a firmeza da pele.

Fontes:

Dra. Claudia Savassi Dermatologia

Sociedade Brasileira de Dermatologia