Fale conosco pelo WhatsApp

Criolipólise no braço: o que é? Funciona?

Mulher com a mão no braço - Criolipolise no braço
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 31/08/2021

Técnica desenvolvida nos Estados Unidos, criolipólise no braço ganha adeptos ao ajudar na eliminação da gordura localizada de forma segura e rápida.

A criolipólise no braço é um tratamento estético que tem ganhado diversos adeptos que desejam eliminar a incômoda gordura sobressalente popularmente chamada de “gordura do tchauzinho”, um depósito que ganha destaque com a movimentação do braço.

De fato, a criolipólise contribui na eliminação desse depósito de gordura a partir de uma tecnologia de resfriamento dos adipócitos, que são os tecidos de gordura. Saiba mais sobre o tratamento a seguir!

O que é a criolipólise?

A criolipólise é uma técnica de congelamento dos adipócitos desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O método surgiu com a observação de um fenômeno chamado de “necrose de gordura induzida pelo frio”. A partir de mais pesquisas, constatou-se que as baixas temperaturas induziam o rompimento das células adiposas e sua consequente eliminação pelo sistema linfático.

Dessa forma, em 2010 surgiu a primeira tecnologia patenteada usando esse princípio direcionada a humanos, o Coolsculpting®, que foi inicialmente autorizada pelas entidades regulatórias dos Estados Unidos antes de chegar ao Brasil, onde recebeu aval da ANVISA.

Como é feita a criolipólise no braço?

A criolipólise no braço pode ser realizada no consultório dermatológico. Inicialmente, a profissional aplica um gel na região a ser tratada e, em seguida, utiliza o aparelho específico da técnica — que faz a sucção do tecido a vácuo e, em seguida, aplica um método de resfriamento que chega a -7 e -10º. A sessão dura cerca de uma hora, a depender da extensão do local tratado.

Devido às baixas temperaturas, as células de gordura se rompem e serão eliminadas naturalmente pelo organismo nos dias seguintes. Não há contraindicações de realizar mais de uma região por dia durante o tratamento, de forma que pode ser feita a criolipólise no braço direito e esquerdo no mesmo dia.

O tratamento não é dolorido, mas dependendo da sensibilidade da paciente pode ser identificada uma sensação semelhante a um beliscão no braço. O custo da criolipólise no braço depende de diferentes fatores, como experiência e infraestrutura do profissional. Recomenda-se, no entanto, sempre optar por um dermatologista que utiliza o Coolsculpting®, técnica devidamente autorizada pelas autoridades sanitárias.

Além disso, a experiência e qualificação do dermatologista são essenciais, uma vez que a criolipólise, quando feita inadequadamente ou sem o aparelho apropriado, pode resultar em queimaduras de 2º ou 3º na paciente.

Quem pode fazer criolipólise no braço?

A criolipólise no braço pode ser feita por qualquer pessoa que se sinta incomodada com o excesso de depósito de gordura na região, uma vez que o tratamento não apresenta efeitos colaterais além de vermelhidão, hematomas leves, inchaço, formigamento, dormência ou escurecimento temporário da área tratada.

Esses sinais, no entanto, devem regredir espontaneamente em um prazo de uma semana, em média.

Quais os resultados da criolipólise?

Os resultados podem ser vistos em cerca de três semanas, com benefício máximo em aproximadamente três meses para que o sistema linfático seja capaz de eliminar os tecidos adiposos.

A criolipólise do braço pode apresentar resultados mais satisfatórios quando unida a cuidados como:

  • Consumo adequado de água de acordo com o peso corporal;
  • Alimentação balanceada;
  • Evitar a exposição solar nos dias seguintes ao tratamento;
  • Usar faixas compressoras no local tratado combinando com creme firmador;
  • Fazer sessões de drenagem linfática, estimulando seu funcionamento.

Estudo de Harvard estima que a redução média na gordura pode variar entre 10% e 25% a cada sessão. Pode ser recomendado realizar o tratamento em intervalos para melhores resultados.

Além da criolipólise no braço, outros cuidados podem contribuir na redução do depósito de gordura no braço e em outras regiões, como:

  • Reeducação alimentar, optando por alimentos frescos e naturais como hortaliças, legumes, frutas, grãos, carnes magras, gorduras saudáveis e reduzindo o consumo de açúcares e gorduras;
  • Manter uma rotina regular de exercícios físicos, especialmente atividades aeróbicas que contribuem no controle de peso;
  • Manutenção de hábitos saudáveis, evitando, o tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Portanto, a criolipólise no braço é uma opção segura e eficaz para eliminação de depósitos de gordura e apresenta resultados mais satisfatórios quando realizada com uma dermatologista de confiança e em combinação com hábitos saudáveis.

Fontes:

Health Harvard;

Coolsculpting®;

Dra. Cláudia Savassi.