Fale conosco pelo WhatsApp

EMSCULPT NEO®: Antes e Depois

Mulher realizando procedimento com EMSCULPT NEO
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 08/12/2021

Conheça o tratamento que elimina gordura e tonifica os músculos, ao mesmo tempo, redefinindo o contorno corporal

Quando a BTL Aesthetics desenvolveu o aparelho EMSCULPT®, em 2018, revolucionou o universo da estética médica com uma tecnologia capaz de definir e fortalecer músculos. Agora, a novidade é o EMSCULPT NEO®, um aparelho que une duas tecnologias: a radiofrequência sincronizada e o HIFEM + (campo eletromagnético focalizado de alta intensidade) simultaneamente.

O resultado dessa união se reflete em maior queima de gordura e crescimento muscular do que qualquer outro procedimento considerado padrão-ouro que tenha o mesmo objetivo – tudo de maneira mais rápida e não invasiva.

O processo promovido pelo equipamento é similar aos efeitos de outros tratamentos de modelagem corporal, como o congelamento de gordura, por exemplo, que destrói o tecido adiposo com temperatura controlada, mas o EMSCULPT NEO® tem a vantagem de proporcionar, no mesmo procedimento, o fortalecimento muscular.

Com o EMSCULPT NEO®, o antes e depois de um procedimento estético pode ser visivelmente observado.

Como age o EMSCULPT NEO®?

A radiofrequência age aquecendo as camadas de gordura mais profundas a uma temperatura de 45 graus, o que eleva também a temperatura do músculo. Quando o músculo está aquecido, ele se desenvolve mais, já que o efeito é similar ao aquecimento anterior à atividade física.

Em menos de quatro minutos, a temperatura na gordura subcutânea atinge níveis que levam à apoptose, isto é, à morte celular prolongada e permanente da gordura, removida pelo próprio corpo. Estudos clínicos mostram, em média, uma redução de até 30% na gordura subcutânea e um aumento médio de 25% da massa muscular.

A energia HIFEM+, por sua vez, estimula a contração das fibras musculares em intensidades que não são alcançáveis durante uma prática comum de atividade física. Essas contrações forçam os músculos a se adaptarem, levando a um crescimento no número de células e fibras musculares.

Ao todo, ocorrem cerca de 20 mil contrações em 30 minutos de sessão, ativando mais fibras musculares profundas e que dificilmente seriam trabalhadas a partir de um exercício físico normal.

Em quais áreas o EMSCULPT NEO® pode ser aplicado?

O procedimento pode ser feito nas seguintes áreas. No entanto, é preciso se atentar que em algumas delas a radiofrequência não pode ser aplicada:

  • Abdômen;
  • Glúteos;
  • Bíceps;
  • Tríceps;
  • Panturrilhas;
  • Quadríceps;
  • Parte interna das coxas;
  • Culotes.

Isso significa que uma mesma tecnologia pode deixar o seu abdômen definido, os bíceps maiores e a panturrilha desenvolvida. Outra vantagem, desta vez para quem já faz musculação, é que o EMSCULPT NEO® aumenta o aporte de oxigênio e a circulação sanguínea, acelerando os resultados do treino e melhorando a recuperação pós-exercício.

Embora as energias HIFEM+ e a radiofrequência possam ser usadas de maneira simultânea, os pacientes também podem optar por usar uma sem a outra. Por exemplo: usar o procedimento para erguer os glúteos sem interferir em seu volume.

Como é feito o tratamento com o EMSCULPT NEO®?

Em geral, o protocolo do tratamento preconiza a realização de quatro sessões, para cada parte do corpo tratada, para que possam ser observados resultados antes e depois do EMSCULPT NEO®. Cada sessão tem cerca de 30 minutos de duração e deve ser realizada com intervalo de cinco a dez dias entre cada uma, a depender do paciente.

Antes de iniciar o tratamento, o paciente deve ser criteriosamente avaliado pelo médico, que identificará não apenas a necessidade do paciente, mas determinará se ele é realmente um candidato ao procedimento. O especialista também deve explicar claramente ao paciente o que ele pode esperar do tratamento com o EMSCULPT NEO®: antes e depois.

Caso seja identificado que o indivíduo pode se submeter ao procedimento, o médico vai designar as áreas do corpo a serem tratadas e a quantidade de sessões necessárias.

Durante a sessão, o médico coloca um dispositivo, com um formato semelhante ao de uma pá, ao redor da área de tratamento e a partir daí vai aumentando gradualmente a intensidade até atingir o limite. Um sensor monitorará a temperatura da sua pele em tempo real para evitar queimaduras.

Na primeira sessão, o aparelho será ajustado na configuração mais baixa e a intensidade será gradualmente aumentada conforme a tolerância de cada um. A maioria das pessoas consegue suportar os maiores níveis de intensidade já na primeira sessão, o que favorece o alcance de resultados mais rapidamente.

À medida que o dispositivo envia energia eletromagnética de alta intensidade para os músculos-alvo, o paciente sentirá seus músculos contraírem fortemente — o que pode ser uma sensação estranha, como se o indivíduo estivesse em um treino intenso, mas sem que o corpo faça nada. Cada sessão equivale a, aproximadamente, 12 semanas de treino.

As contrações passarão por diferentes fases. Algumas serão rápidas e leves, enquanto outras serão mais lentas e intensas, para eliminar quaisquer toxinas ou ácido láctico liberado durante o procedimento e ajudar a reduzir a dor.

Para intensificar ainda mais os resultados, em menos tempo, é possível trabalhar com o EMSCULPT NEO® e o EMSCULPT.

EMSCULPT NEO®: antes e depois. Quais as vantagens?

As principais vantagens deste tratamento estão na eficiência e segurança da técnica, uma vez que o procedimento não é invasivo e não demanda cuidados específicos antes e depois do EMSCULPT NEO®. Além disso, os resultados são bastante perceptíveis e podem favorecer os contornos corporais e o equilíbrio do corpo.

Prós e contras do EMSCULPT NEO®

Prós

  • O tratamento não é cirúrgico, não há necessidade de anestesia ou de tempo de recuperação;
  • Tonifica os músculos e reduz a gordura. Ele é ideal para quem está em busca de um corpo mais definido, com músculos mais fortes;
  • É adequado para todos os tipos e tons de pele, sem efeitos colaterais relatados, além de algumas dores musculares temporárias (como você sentiria após um treino intenso).

Contras

  • Como outros tratamentos de construção muscular e redução de gordura, ele não se destina à perda de peso;
  • É contraindicado para mulheres grávidas, pacientes oncológicos e pessoas que possuem objetos metálicos no local a ser tratado pela técnica;
  • Os resultados completos, quando você poderá avaliar o antes e depois do EMSCULPT NEO®, podem ser vistos depois de três meses após a última sessão. Esse é o tempo que leva para as novas fibras musculares se desenvolverem e o excesso de células de gordura se decompor.

Assim como qualquer outro tratamento destinado à eliminação de gordura localizada e/ou aumento do tônus muscular, o EMSCULPT NEO® não substitui a academia e nem os cuidados com a saúde e qualidade de vida. O ideal é que a tecnologia seja uma ferramenta complementar aos exercícios físicos, uma vez que proporcionam estímulos diferentes.

Se você quiser mais informações sobre os resultados do EMSCULPT NEO® antes e depois do tratamento, agende uma avaliação na clínica Dra. Claudia Savassi para saber se este é o tratamento mais adequado para você. 

Fonte:

BTL Aesthetics

Clínica Dra. Claudia Savassi.