Fale conosco pelo WhatsApp

“Códigos de barra” no rosto: como prevenir e tratar?

Foco em boca com rugas de uma mulher madura
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 14/06/2024

Essa condição pode ser evitada com a manutenção de hábitos saudáveis e tratada com equipamentos de ultrassom e de radiofrequência

As rugas são linhas finas que surgem no rosto como resultado da perda de elasticidade, tonicidade e volume da pele. Geralmente, estão associadas ao envelhecimento, que pode ser precoce em pessoas que não mantêm bons hábitos de saúde, que se expõem excessivamente aos raios solares ou que estão predispostas geneticamente. Chamamos de “códigos de barra” as linhas perpendiculares que surgem ao redor da boca.

Quero tratar minhas rugas!

O que são rugas periorais?

As rugas periorais, também chamadas de “códigos de barra” do rosto, são linhas profundas e finas localizadas na parte superior dos lábios, logo abaixo do nariz, que também são conhecidas como códigos de barra devido à imagem verticalizada que produzem. Essas marcas são sinais naturais do processo de envelhecimento, que se acentua após os 40 anos de idade.

As rugas periorais podem ser formadas pela movimentação da área, conforme a pessoa faz uma expressão de bico com os lábios, como resultado da projeção dessa região. Quando a musculatura relaxa, elas somem ou ao menos reduzem. Em pessoas com mais idade e com a pele comprometida, esses sinais são fixos e pioram com o movimento.

Causas do aparecimento dos “códigos de barra” do rosto

No geral, as rugas periorais são resultado da flacidez cutânea e da movimentação muscular da região da boca. Como mencionado, elas podem aparecer apenas quando a musculatura é tensionada, recebendo a nomenclatura de rugas dinâmicas, ou serem perceptíveis mesmo quando o rosto está em repouso, na evolução do quadro para rugas estáticas.

Portanto, o aparecimento de “códigos de barra” do rosto é uma consequência natural da vida, estando relacionado às expressões faciais como o beijo e ao envelhecimento. Isso acontece quando o corpo começa a diminuir a produção de proteínas de sustentação e elasticidade da pele, que são o colágeno e elastina.

Essa alteração começa por volta dos 25 anos de idade e se intensifica após os 40 anos. Com a diminuição da elasticidade e do tônus, a pele perde a capacidade de se dobrar e se movimentar sem permanecer marcada por linhas. Pessoas que se expõem à radiação solar com frequência ou que fumam expõem a pele a radicais livres que aceleram esse processo. Além disso, a contração dos lábios para fumar também leva às rugas periorais.

“Códigos de barra” do rosto: como prevenir?

Apesar de não ser possível frear os efeitos do envelhecimento, é possível prevenir e adiar o aparecimento de rugas periorais. Evitar a repetição de movimentos que formam os “códigos de barra” do rosto, como acontece ao fumar, é uma dessas medidas.

Abandonar esse vício também evita os impactos dos radicais livres sobre a pele, preservando o colágeno e a elastina, que mantém a firmeza cutânea. Da mesma forma, utilizar protetor solar protege contra a ação da radiação do sol, que causa fotoenvelhecimento e, consequentemente, rugas periorais.

Como a aparência cutânea está associada aos danos graduais e cumulativos ao longo da vida, existem outros bons hábitos de saúde que também influenciam em uma pele mais jovem, como:

  • Evitar a ingestão em excesso de açúcares e de gorduras;
  • Consumir alimentos ricos em proteínas e antioxidantes;
  • Hidratar-se adequadamente por meio do consumo de quantidades apropriadas de água;
  • Usar hidratantes e formulações cosméticas com ingredientes que previnem rugas, como o retinol e a vitamina C;
  • Realizar consultas regulares com o dermatologista.

Como são tratadas as rugas periorais?

O aparecimento de rugas periorais pode ser adiado e controlado, mas é inevitável. Para os casos em que os tratamentos preventivos não forem suficientes, é recomendado recorrer às tecnologias, que oferecem resultados potentes que refletem na autoestima.

A aplicação de substâncias biorremoduladoras de colágeno como o Prophilo e a terapia regenerativa com Exossomos e PDRN são as técnicas mais utilizadas.

Na Clínica Claudia Savassi, sempre associamos o tratamento a equipamentos que possuem ação sobre as marcas da pele, como:

  • Ultraformer MTP: utiliza ondas sonoras de alta frequência para tratar rugas de forma precisa, promovendo o rejuvenescimento;
  • Liftera: esse dispositivo em forma de caneta também atua por meio de ondas emitidas por ultrassom microfocado, agindo em profundidade para estimular a formação de colágeno;
  • Sofwave: é uma tecnologia que melhora a aparência de rugas já na primeira aplicação devido à utilização do ultrassom, que promove efeito lifting e melhora da textura da pele;
  • Futera: atuando na camada superior da derme, esse equipamento aplica radiofrequência para a elevação da temperatura da pele, que estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina.
  • Morpheus: tecnologia de radiofrequência que utiliza ondas eletromagnéticas para estimular a produção de colágeno;
  • Sylfirm: dispositivo de microagulhamento que emite ondas pulsadas curtas e ondas contínuas, promovendo um efeito térmico que leva à coagulação e produção de colágeno.

Essas são algumas das opções de procedimentos estéticos disponibilizados na Clínica Claudia Savassi. Nosso espaço oferece uma gama de tratamentos tecnológicos e inovadores para obter os melhores resultados na suavização de rugas e linhas de expressão.

Agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi e trate as rugas periorais com procedimentos tecnológicos.

Agende já uma avaliação!

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia