Fale conosco pelo WhatsApp

Como reduzir a flacidez das pernas? 

Médica aplicando na perna da paciente
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 04/08/2022

Alguns tratamentos aliados a um estilo de vida saudável podem combater o problema. Veja a seguir

Um emagrecimento muito rápido, uma vida sedentária ou os efeitos do tempo são só alguns dos principais vilões que causam a flacidez das pernas que incomodam muitas pessoas, principalmente as mulheres.

Essa flacidez pode ter origem de diversos fatores, desde os comportamentais até os hormonais, visto que envolve o enfraquecimento das fibras que sustentam a pele, como o colágeno e a elastina.

Apesar de muito comum, a flacidez das pernas tem tratamento e a pele pode voltar a ter um aspecto mais firme. Esses tratamentos também costumam reduzir o aspecto de casca de laranja das pernas, provocado pelo processo inflamatório da celulite.

Acompanhe as principais opções de tratamentos dermatológicos e algumas dicas de hábitos saudáveis que podem agir na redução e controle da flacidez das pernas.

O que é a flacidez?

A flacidez das pernas acontece quando a pele e os músculos da região sofrem com o enfraquecimento das fibras de colágeno, elastina e com a perda de músculos das pernas.

Com o envelhecimento, a perda de massa magra acontece com maior facilidade devido à redução do ritmo do metabolismo. Mas, existem outros fatores externos que também podem influenciar nessa flacidez das pernas, geralmente envolvendo uma vida sedentária.

Ela pode ser influenciada pelos mais diferentes fatores, entre os mais comuns podemos citar:

  • Alterações hormonais;
  • Vida sedentária;
  • Má alimentação;
  • Envelhecimento;
  • Perda rápida de peso.

Dicas de como reduzir a flacidez das pernas

Por ser causada pela diminuição de colágeno, elastina e músculos, as principais dicas para reduzir a flacidez das pernas envolvem a produção desses elementos considerados fundamentais para um corpo mais tonificado.

Fortalecer os músculos

Mesmo quem não é adepto da musculação precisa realizar alguns exercícios para tonificar o corpo. A musculação é fundamental para controlar a flacidez das pernas, principalmente após um processo de emagrecimento muito rápido.

Na academia, alguns exercícios são mais indicados para fortalecer a região das pernas e evitar a flacidez das pernas, eles são:

  • Cadeira adutora;
  • Cadeira Abdutora;
  • Leg Press.

Boa alimentação

Um estilo de vida saudável tem uma grande influência na prevenção ao surgimento de flacidez das pernas. Alimentos nutritivos, como proteínas e vegetais, são capazes de estimular as fibras da pele e os músculos.

Uma boa dica é consumir vitamina C, muito presente nas laranjas, por exemplo, para estimular a produção de colágeno.

Radiofrequência 3DEEP ENDYMED®

Quando os hábitos alimentares e os exercícios físicos estiverem dentro da sua rotina, a radiofrequência pode se tornar uma ótima aliada contra a flacidez das pernas.

Esse procedimento estimula a produção de colágeno, fortalece as fibras de colágeno e a elastina. Com sua aplicação localizada, a radiofrequência consegue penetrar em camadas profundas da pele para reduzir a flacidez das pernas.

Biostimuladores

Os biostimuladores são substâncias injetadas na pele do paciente para estimular a produção do colágeno. Entre as marcas existentes no mercado estão o Sculptra®, Radiesse® e Elansé®. Eles são usados tanto no combate da flacidez nas pernas como de forma complementar a outros procedimentos.

Inmode Bodytite – Ponteira Morpheus

Com o auxílio da radiofrequência bipolar minimamente invasiva é possível tratar a flacidez das pernas, e de outras partes do corpo, de forma eficaz e resultados logo nas primeiras sessões. Equipamento é uma das novidades na clínica Dra. Claudia Savassi.

Além de tratar a flacidez das pernas e demais partes do corpo, essa tecnologia ajuda a minimizar a gordura localizada e a celulite. Isso ocorre por intermédio do sistema de microondas que atua direto nas células adiposas.

Liftera® e Ultraformer III

O Liftera® é um equipamentro de ultrassom microfocado capaz de minimizar a flacidez corporal e facial logo na primeira sessão. Ele ajuda ainda no contorno corporal de forma minimamente invasiva e com resultado natural.  O Ultraformer III é equipamento de ultrassom micro e macrofocado e é tido, na atulidade, como o mais eficaz da flacidez nas pernas e afins, contorno corporal e ancoragem muscular.

Ondas de choque

Com a estimulação da produção de colágeno e elastina, as ondas de choque são capazes de reduzir a flacidez das pernas. Em geral, a aplicação deve ser feita na frequência adequada para cada região. Nessa tecnologia enquadra-se o X-Wave®, que através da emissão de ondas acústicas, define a pele da região em que é aplicado e reduz os processos inflamatórios, como a celulite e a gordura localizada.

Penetrando nos tecidos, as ondas estimulam a circulação e reduzem significativamente a inflamação enquanto tonificam a pele da região de aplicação.

É importante combinar um estilo de vida saudável com alguns procedimentos estéticos, sempre acompanhados por um profissional da saúde qualificado, é o melhor caminho para combater a flacidez das pernas e melhorar o aspecto da pele mesmo após o envelhecimento ou uma perda muito brusca de peso.

Essas são apenas alguns dos tratamentos para combater a flacidez, tanto corporal quanto facial. Caso queira Saiba tudo sobre como remover a flacidez das pernas agendando uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.

 

Fonte:

Dra. Claudia Savassi

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

Agende uma consulta