Fale conosco pelo WhatsApp

Como reduzir a flacidez na barriga?

Mulher seminua com as mãos na barriga com flacidez.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 05/06/2024

Hábitos saudáveis e procedimentos dermatológicos são aliados no combate à flacidez na barriga

A flacidez em diferentes partes do corpo, especialmente na barriga, é uma queixa comum entre as mulheres. Esse problema estético pode ser de difícil resolução, mesmo com a prática regular de exercícios físicos, a adoção de uma dieta equilibrada e o uso de cosméticos.

Ainda assim, existem tratamentos estéticos que empregam a tecnologia para diminuir ou até mesmo eliminar a flacidez na barriga sem a necessidade de recorrer a intervenções cirúrgicas, que envolvem maiores riscos e requerem cuidados prolongados.

Quero tratar a flacidez na barriga!

O que é flacidez na barriga?

A flacidez na barriga é uma consequência do enfraquecimento e do rompimento das fibras de colágeno e de elastina que sustentam a pele. Essas substâncias fornecem elasticidade e tonicidade, estando aptas a acompanhar pequenas mudanças graduais no corpo.

Quando acontecem alterações corporais expressivas e abruptas, a pele estica além do seu limite e não consegue retornar ao aspecto anterior, ficando com uma aparência frouxa, mole e pendente. Existem fatores que influenciam a flacidez na barriga, assim como métodos de prevenção e de tratamento. 

Como a flacidez na barriga surge?

A flacidez na barriga surge como consequência de diversas questões. O envelhecimento natural é uma das principais causas, uma vez que acontece uma queda acentuada na produção de colágeno e elastina após os 40 anos de idade. Os hábitos de vida também influenciam o aspecto da pele, como a intensa exposição solar e o consumo de cigarros.

As oscilações de peso também contribuem para a flacidez na barriga, uma vez que a pele estica para comportar o aumento de tecido gorduroso. Quanto maior for o volume e a expansão cutânea, mais difícil é o retorno da pele aos padrões anteriores, já que as fibras elásticas perdem a capacidade de se retrair.

O emagrecimento lento e constante pode ajudar na retração, porque permite que a pele recupere a elasticidade. Ainda assim, o resultado depende do volume de gordura e da qualidade cutânea. O mesmo processo acontece na gestação, uma vez que existe o ganho de peso e a redução significativa em um curto espaço de tempo após o parto.

Outros fatores que levam ao surgimento da flacidez na barriga são:

  • Predisposição genética;
  • Má alimentação, com alta ingestão de açúcares;
  • Não praticar exercícios físicos.

Dicas para combater a flacidez na barriga

Prevenir ou combater a flacidez na barriga não é tão simples por existirem muitos fatores que levam a essa condição. Realizar mudanças na rotina para cuidar da saúde, consequentemente leva à melhora estética também. Algumas dessas práticas são:

Melhorar a alimentação

A alimentação possui ligação direta com a flacidez na barriga. A ingestão exagerada de gorduras saturadas e de carboidratos refinados provocam a inflamação da pele, que causa a ruptura de proteínas de colágeno e elastina. Já o consumo de proteínas e de fibras auxiliam na sustentação e na firmeza da pele.

Fazer atividades físicas

As atividades físicas combatem a flacidez na barriga ao tonificar a pele, fortalecer os músculos e diminuir a gordura corporal. Isso significa que os exercícios auxiliam na diminuição gradual do tecido adiposo ao mesmo tempo que aumentam o volume muscular, em um processo que permite a retração da pele. Assim, o abdômen fica mais definido, liso e reto.

Manter hábitos saudáveis

Outras medidas saudáveis para eliminar a flacidez são beber água em quantidades suficientes para altura e peso, já que a pele pouco hidratada é menos elástica; evitar o uso do cigarro, porque ele acelera a perda de colágeno; e moderar a exposição ao sol, que também acelera a degradação das fibras cutâneas.

Evitar a variação de peso

Como mencionado, a pele estica para acomodar o aumento de peso. Dependendo do volume, as fibras são rompidas sem meios de reparação e causam a flacidez na barriga. Ter uma rotina saudável evita oscilações de peso e, consequentemente, esse tipo de problema.

Realizar procedimentos dermatológicos

Os procedimentos dermatológicos oferecem os melhores resultados para a solução dessa condição, especialmente se a flacidez na barriga é acentuada. Os tratamentos não excluem a necessidade de realizar os cuidados anteriores, pois são práticas complementares.

Tecnologias para flacidez na barriga

Existem diferentes procedimentos tecnológicos para acabar com a flacidez na barriga, que são indicados pelo especialista de acordo com as características do paciente. São eles:

Ultrassom macrofocado

O ultrassom macrofocado utiliza ondas sonoras de alta frequência para interagir com os tecidos corporais, mesmo as camadas mais profundas, como o tecido adiposo. Por isso, esse tratamento é indicado para reduzir a gordura e melhorar a elasticidade e o tônus cutâneo, eliminando a flacidez na barriga.

Sofwave®

O Sofwave® é um dispositivo que estimula a produção de colágeno por meio de ultrassom que alcança as camadas profundas da pele, promovendo um efeito lifting. Os resultados promovidos por essa tecnologia são a diminuição da flacidez cutânea e a melhora da textura da pele.

Emtone®

Emtone® é um aparelho que une a radiofrequência monopolar e a energia de pressão direcionada para melhorar a flacidez na barriga. A ação conjunta é capaz de estimular a circulação sanguínea e linfática da região tratada, resultando no aumento da produção de colágeno e elastina.

Morpheus®

O Morpheus® é uma tecnologia de radiofrequência que promove remodelação adiposa a partir da coagulação de gordura localizada e contração dos tecidos conjuntivos. Para alcançar este efeito, o dispositivo associa uma técnica de microagulhamento profundo com uma técnica de radiofrequência fracionada, emitindo calor nas camadas subcutâneas.

Sylfirm®

Dispositivo de microagulhamento por radiofrequência que utiliza ondas pulsadas ultracurtas e modo de onda contínua, promovendo um efeito térmico que leva a uma coagulação contínua que vai desde a derme mais profunda até a mais superior. Dessa forma, é possível reduzir a flacidez da região.

Bioestimuladores

Bioestimuladores são insumos injetáveis que têm o objetivo de incentivar a produção natural de colágeno. O Sculptra é biocompatível com o organismo, o que permite que ele aja sem os perigos de reações adversas ou tóxicas ao paciente. O tratamento traz mais firmeza e sustentação da pele.

Outras opções de bioestimuladores capazes de eliminar a flacidez na barriga são o Radiesse e Elleva. O primeiro diz respeito a um estimulador de colágeno que é composto principalmente por hidroxiapatita de cálcio, apresentando um efeito preenchedor e capaz de levar à renovação e multiplicação das células de colágeno, proporcionando mais firmeza e sustentação à pele.

O Elleva, por sua vez, é outro bioestimulador de colágeno. Este produto age profundamente na pele do paciente, melhorando a flacidez no local de aplicação.

Agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi para eliminar a flacidez na barriga com procedimentos tecnológicos.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia